Interpretando e compreendendo a Bíblia Sagrada

3 3

As Sagradas Escrituras são um tesouro de grande valor. Deus confiou a Igreja Católica para que sua palavra fosse espalhada para todas as nações. Para sua honra muitas pessoas atendem sua vontade e se dedicam a estudar e compreender a bíblia. Porém, mesmo com muito esforço há algumas coisas que são difíceis de compreender nas sagradas escrituras. Se você sente que não compreende o sentido dos textos da bíblia, fique tranquilo que é possível que você entenda a palavra de Deus no seu real sentido. Esse é o desejo do Senhor. Que todas as pessoas compreendam a sua palavra e passe adiante.

Sabemos que algumas condições são importantes para uma boa interpretação e compreendimento da Bíblia Sagrada. Vamos compartilhar cinco delas com você. Acreditamos que cada pessoa tem dificuldade e facilidade em cada condição, o importante é você sempre se esforçar para estar cada vez mais próximos da palavra do Senhor.

A oração nos aproxima da palavra de Deus
Ter uma vida em oração é prioridade para que nos aproximamos de Deus e ficamos íntimos da sua palavra. Temos a certeza que Ele está sempre próximo de nós, porém quando estamos em oração estamos mais perto dele. É isso que grandes amigos fazem, procuram estar sempre perto um do outro. Busque o máximo de intimidade com Deus, assim será mais fácil compreender sua palavra.

A vida de oração também nos aproxima do Espírito Santo e isso é fundamental pois o Espírito Santo nos ajuda a entender coisas que sozinhos não conseguimos. Ele nos ajuda a entender o significado verdadeiro da palavra de Deus. Desse modo, fica claro que é necessário ter vida de oração para compreender bem a Bíblia Sagrada.

Se deixe ser guiado, assim você acolherá a palavra de Deus
Nem sempre estaremos de acordo com o que diz na Bíblia pois muitas vezes a escritura irá dizer coisas que sabemos que precisam ser mudadas em nossa vida. Precisamos permitir ser conduzido e deixar o pecado. Não arrume desculpa para continuar vivendo da mesma maneira pecaminosa. Devemos ser fiel as Escrituras Sagradas.

Para podermos entender a palavra de Deus é preciso que nos deixamos envolver em sua escritura. Só assim será possível que ele nos revele a sua vontade.

Ler com frequência as Escrituras Sagradas nos faz familiarizar com a vontade de Deus
Sabemos que quanto mais praticamos uma atividade, mas familiar e fácil ela se torna. Com a Bíblia é a mesma coisa. É importante lermos todo dia e fazer com que seja parte da nossa rotina. Assim nosso coração e mente se acostumara com a vontade do Bom Pastor. Para que você entenda melhor a Bíblia esteja o mais perto dela que puder, pratique a leitura e faça disso um hábito em sua vida.

É importante entender o sentido literal e o espiritual da palavra de Deus
É imprescindível que você saiba a distinguir o sentido literal e o espiritual da bíblia. É preciso perceber quando o texto está no sentido literal que é quando algum acontecimento está sendo contado. O importante é compreender o que Deus quer nos mostrar a partir daquela história. Esse é o sentido espiritual. Temos que nos atentar a cada fato narrado e perceber qual o verdadeiro objetivo de Deus através daqueles fatos narrados. Compreender qual a lição espiritual que ele quer nos deixar.

Ser católico nos ajuda a entender melhor as Escrituras
Se você lê as Escrituras, mas não tem a fé da igreja, você pode até entender, mas pode ser que você se equivoque em algum significado por te faltar contextualização. É importante ter a fé e estar em comunhão com a igreja para que você entenda o que de fato as Escrituras estão querendo dizer. Leia com frequência as escrituras e participe da igreja ativamente. Isso irá ajudar você compreender a palavra e a vontade de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *