Passamos pela Semana Santa recentemente, mas você sabe o real significado para cada dia dessa semana tão importante? Nós trouxemos os significados para você

1 3

Passamos pela Semana Santa recentemente, mas você sabe o real significado para cada dia dessa semana tão importante? Nós trouxemos os significados para você

Durante a semana santa é celebrada a Paixão de Cristo e também sua morte e ressurreição. Os dias da semana são comemorados em referência a cada acontecimento que antecederam a Páscoa. Nesse artigo falaremos dos acontecimentos referentes a cada dia da Semana Santa e sua importância para os cristãos.

Domingo Santo
Para iniciar a Semana Santa temos o Domingo de Ramos. Esse dia comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Ele entrou de forma triunfal antes de Sofrer a Paixão. Esse nome é dado para o Domingo pois as pessoas cortaram ramos dar arvores e folhas de palmeiras para forrar o chão onde Jesus iria passar. Com toda essa reverência Jesus despertou inveja e preocupação nos sacerdotes e nos homens de poder naquela época. Foi a partir daí que começaram os planos para sua morte.

Segunda-feira Santa
Na segunda-feira é proclamado na Missa a passagem da Bíblia do Evangelho de João em que Jesus chega a Betânia para visitar seus amigos. Onde Jesus anuncia que sua hora estaria próxima e seu sofrimento começaria em breve. A leitura na Missa começa pelo “Servo Sofredor” encontrado no Salmo 26.

Terça-feira Santa
Nesse dia a mensagem principal é os acontecimentos da Última ceia. Considerada uma hora crucial na caminhada de Cristo. Nesse dia Jesus fala sobre a traição de Judas e também sobre Pedro. A primeira leitura nesse dia é o canto que fala sobre a missão de Jesus. O segundo canto de Javé encontrado no salmo 70.

Quarta-feira Santa
Nesse dia nas paróquias acontece a “Procissão do Encontro”. Homens levam a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres levam de outra localidade a Nossa Senhora das Dores. Essa Procissão é feita para que ocorra o encontro entre a mão e o filho. O doloroso encontro. Nesse momento o padre faz o “Sermão das Setes Palavras”.

Quinta-feira Santa
Na quinta-feira ocorre a cerimônia litúrgica da benção dos óleos que a paróquia irá usar o ano inteiro. Onde os três óleos são abençoados. Nessa cerimônia é o momento de firmar ainda mais o compromisso de servidão ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na quinta-feira também durante a Missa acontece o Lava-pés, recordando a última ceia de Jesus. O bispo ou o padre lavam os pés de algumas pessoas presentes na Missa para reafirmar o compromisso de estar sempre a serviço do povo, assim como Jesus esteve. Nesse dia temos também a Instituição da Eucaristia e a Instituição do sacerdócio.

Sexta-feira Santa
Durante a sexta-feira à tarde é representado a dor enorme da morte de Jesus no Calvário. A cruz erguida é tida como símbolo da salvação e da esperança para a humanidade. Nesse dia também é feito a meditação sobre a Via-sacra e seu significado sobre a dolorosa caminhada de Jesus até a crucifixão e morte

Sábado Santo
Sábado não é um dia que nada acontece só porque Jesus está no sepulcro. Sábado é dia de meditar junto ao sepulcro de Jesus sua Paixão, crucificação. Dia de pensar em seu grande sacrifício para salvar a humanidade. Nesse dia acontece também a Vigília Pascal, a Bênção do fogo, a Procissão do Círio Pascal, a Proclamação da Páscoa e a Liturgia da Palavra.

Domingo Santo
Esse é o dia mais importante da Semana Santa e para os cristãos. Depois de passar pela Paixão, morrer crucificado e ser sepultado, domingo é o dia da tão esperada ressurreição de Jesus Cristo. A ressurreição significa a liberdade da escravidão e o perdão de todos nossos pecados.

Compartilhar post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Olá, como podemos te ajudar?